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A Crise, as Organizações e seus Executivos – O Gestor de Crises

Por fpontts
5 de abril de 2020
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A Crise, as Organizações e seus Executivos – O Gestor de Crises
Momento complicado na história da humanidade, com essa crise do covid-19 observamos o despreparo não só estrutural, emocional, mas principalmente no que diz respeito às organizações empresariais que não tem normalmente em seus quadros a cultura do Gestor de Crises, e várias Empresas estão tomando decisões sem a devida estruturação racional e emocional, e assim não estão conseguindo mitigar as melhores ações e reduzir o impacto deste momento que estamos todos enfrentando.

As duas maneiras de lidar com a crise
1.Cortar gastos;
2. Aumentar suas receitas.

Qual a função de cada gestor em uma crise?

Em uma situação de crise, cada um deve saber o seu papel dentro da empresa para o gerenciamento caminhar tranquilamente. Uma organização de grande porte, por contar com uma equipe maior, pode ter mais facilidade para estruturar essa hierarquia do que uma empresa pequena, que trabalha com um menor número de funcionários.
No segundo caso, o melhor a fazer é recorrer à ajuda de consultorias especializadas para montar um plano de gestão de crise.
Alguns questionamentos são importantes na hora de criar um plano de ação:
•. Qual é a responsabilidade do gestor no momento em que a crise ocorre?
•. Como fazer com que ele cumpra o seu papel sabendo exatamente o plano a ser traçado?
Cada um deve ter em mente que é responsável por gerenciar a reputação da empresa, principalmente em momentos de crise. Um passo em falso poderá agravar ainda mais a situação e tornar negativa a sua imagem perante o mercado.

Acompanhe três passos importantes:

Criação de um comitê

O comitê de crise, grupo de pessoas treinadas para acompanhar o levantamento das vulnerabilidades de uma organização, poderá auxiliar os gestores em seus papéis no gerenciamento. Ele verificará se há vulnerabilidade nos processos de prevenção e aplicará treinamento de capacitação aos colaboradores. Também revisará as estratégias para averiguar se tudo está saindo como o planejado. Geralmente os integrantes desse núcleo são: presidente ou diretor-geral e profissionais das áreas de finanças, marketing, fabricação, comunicação, recursos humanos e jurídico.
Papel de cada profissional

Todos possuem funções importantes em momentos de crise. Os profissionais de comunicação, por exemplo, são escalados para informar a imprensa sobre uma crise, enquanto os diretores dão a cara para esclarecimentos na mídia. Os profissionais de recursos humanos e de assistência social prestam suporte aos atingidos. E assim, cada responsável por uma determinada área será convocado para atuar no momento certo.
Comunidade externa

Um gerenciamento de crise não se limita apenas à criação de um comitê e o trabalho dos colaboradores de uma organização. É importante, nesse processo, envolver o público externo, como comunidades e órgãos públicos, para agirem a favor dos reparos aos danos causados.

Fonte:

10 Característica/qualidades do Gestor de Crises

Seja um grande desastre natural, como um furacão, terremoto ou um incêndio, ou algo menor, como a falta de energia elétrica ou a falha de um equipamento, umas crises têm o potencial de afetar gravemente o seu negócio.
Para estar preparada, a organização precisa entender claramente os impactos potenciais de uma crise nos seus negócios, desenvolver estratégias e planos e ter uma equipe pronta para responder.
O primeiro passo para criar um plano de gestão de crises é encontrar o líder certo. A seguir listo as 10 principais características que você deve procurar neste gestor:

1.Conhece o negócio – Diante de uma crise, o gestor de crise deve mapear rapidamente o que de mais crítico está acontecendo. Para isso, ele precisa entender o negócio e como seus componentes apoiam a missão empresarial e como a crise pode afetar financeiramente a organização e sua reputação.

2.Sabe como navegar na organização –Gerenciar crise é um esforço de equipe. O gestor de crises deve ter bom relacionamento com todos os atores estratégicos para criar planos robustos, gerir e coordenar equipes durante a crise. Ele também deve saber como se relacionar com os meios de comunicação, as partes interessadas e a Alta Administração.

3.Excelente comunicador – A capacidade de comunicar é fundamental para a gestão efetiva de uma crise. O gestor de crise precisa saber como falar com todos os níveis da organização para garantir que todos eles compreendam o impacto nos negócios e as ações necessárias.

4.Um Facilitador – Em resposta a uma crise, o gestor de crises deve ser capaz de manter as discussões no foco. Ele deve assegurar que cada unidade de negócio tem um plano de continuidade e que estes planos foram exercitados e estão preparados para um evento. Isso também aumenta a confiança da Alta Administração.

5.Liderança – Durante uma crise algumas áreas devem ser restauradas imediatamente, enquanto outras são menos críticas. Seu gestor de crise deve entender as prioridades para cada departamento, função e sistema de TI e agir decisivamente para atender os prazos necessários para a restauração dos negócios críticos e sistemas de TI.

6.Exala confiança –  Gestores de crise precisam de autoconfiança para enfrentar qualquer crise e lidar com pessoas de todos os níveis. O gestor de crises não é apenas a cara do gerenciamento de crise e o responsável por manter o programa de gestão de crises corporativo, ele ou ela deve ter segurança suficiente para bater à porta ou pedir uma resposta aos executivos a qualquer momento.

7.Calma e pensamento positivo – O gestor de crises deve ter em mente o cumprimento de prazos e servir como um modelo para outros membros da equipe, inspirando-os para uma resposta adequadamente as crises.

8.Proatividade – Eventos nacionais e internacionais podem ter impacto na sua organização. Por exemplo, mesmo se você estiver localizado na Costa Oeste, uma tempestade de neve na Costa Leste pode atrasar a entrega de um recurso crítico. O gestor de crises tem que se manter a par de tudo o que pode impactar o negócio, informar a equipe e liderar o esforço para reduzir o problema.

9.Comprometido com a organização – O gestor de crises tem de ter uma verdadeira paixão pela organização e assumir responsabilidades. Ele ou ela deve estabelecer metas e definir planos robustos com bastante antecedência, mas também responder a alertas a qualquer hora do dia ou da noite.

10. Pensador criativo e solucionador de problemas – Cada crise tem suas próprias e únicas circunstâncias. O gestor de crises deve ter experiência em lidar com uma série de crises. Ele ou ela deve ser capaz de liderar a equipe de gestão de crises no desenvolvimento e implementação de soluções eficazes para problemas no curto prazo e minimizar o risco de que esses problemas ocorreram novamente no longo prazo.

A gestão da crise não deve ser deixada ao acaso. Sua organização precisa de alguém para desenvolver um programa abrangente de gestão de crises e ter certeza de que isso foi realizado corretamente. Ao olhar para alguém com as características descritas aqui, você vai garantir que o seu gestor de crises tem o conhecimento, a experiência, confiança, comprometimento, criatividade e relacionamentos necessários para fazer o trabalho bem feito.

Tradução livre do artigo de Mohammed Chughtai.


Fonte:
Francisco Pontes

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